O progresso, o chão e as bicicletas

Hoje teve A reunião.  Ao lado do manguezal do Jequiá, na unidade local da Secretaria de Meio Ambiente, o novo secretário, Altamirando Moraes, anunciou o Anel Cicloviário, com 18 km de sinais verticais e horizontais. Alguém na reunião já chamou de ciclovia por engano, espero que a moda não pegue. Ciclovia é outra coisa, uma via separada feita sobre calçadas isoladas dos pedestres, às vezes com andantes, como a ciclovia da Lagoa.

Ciclovia ao lado de avenida de 90 km/h

Anel Cicloviário nunca foi ciclovia nem nos sonhos dourados dele. O que ele deseja é ser chão, o mesmo chão que já está lá e vai ser até melhorado em alguns pontos.  O Anel 1.0 passa por duas ciclovias, Jequiá e Corredor Esportivo. Só que ele será chão marcado com sinais horizontais ( bicicletas no piso ) e verticais ( placas novas ) por muitas ruas e avenidas onde passam carros e veículos maiores. Quando o movimento for muito, haverá piso vermelho ou via separada por tachões amarelos no piso, daqueles que acordam motorista nas estradas.

Ciclofaixa em rua de 40 km/h

A empresa que vai instalar ainda está no planejamento, que dá tempo para últimos retoques. A SMAC faz campanha por 2 meses depois da instalação e Os Ciclanos agitam a cultura e eventos, junto à ACIG.

É como se fosse um jogo de tabuleiro com o destino. O tabuleiro é o trânsito, a linha a cumprir é o Anel, os jogadores somos todos nós no trânsito mais os que trabalham para o Anel “pegar “, como se diz de algumas leis. Não é um jogo de dados, está mais para RPG, estratégia. E com a vantagem de todos vencerem se o jogo for até o fim, as estratégias se confirmarem.  O nome do jogo é Progresso e quem não está nem jogando ganha do mesmo jeito.

As coralinas

Da reunião de hoje já sabemos que vamos ganhar as bicicletas de aluguel, as coralinas, como eu gosto de chamar. Mas só depois da obra concluída, o prazo é quatro meses depois do projeto final, em acertos no momento. As bicicletas vão pedir passagem e quem tiver esse caminho sinalizado na sua rua, ganha um novo meio de transporte, para entregas, visitantes e trabalhadores. Com mais saúde e dinheiro no bolso.  Adolescentes poderão pedalar para as escolas, evitando o velho problema nas entradas, cheias de carros.  Nas ruas de movimento o trânsito baixa a velocidade, evitando acidentes e demonstrações de potência ou agressividade.  Pax sic Transit.

NOTÍCIA DAS CICLOVIAS CARIOCAS AQUI 

É claro que o jogo da realidade prevê muitos conflitos localizados e acontecimentos desagradáveis, mas para isso existe a multa e o guarda. Estacionar sobre ciclovia , R$ 540, tirar fino de ciclista , R$ 180,  desistir de ganhar minutos na pressa ou no oportunismo e compartilhar segurança com outros viventes, não tem preço !

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: