Minha Peugeot 1977

Quando fiz 15 anos, pedi uma Mobilleti, ganhei uma bicicleta. A motoneta viria contribui muito para minha aceitação social, recém chegado que era na Ilha.  Mas o vizinho de cima acabara de ter um acidente numa Push, deixando rastros de sangue pelo elevador e a motoneta coral toda mastigada na garagem.  Foi convincente.

Lançamento em 1977

Com essa bicicleta e meu violão português, comecei a dar aulas. Ela pesa uns 12 quilos e na qualidade fazia grande diferença da Caloi 10.  Eu subia todo o Guanabara, era o professor mais jovem e mais suado da Ilha.  Nunca tive a idéia de sair da Ilha com ela.

A Francesa

Depois eu tive que crescer, a cultura do carro tomou conta da minha forma de andar na cidade. A francesa foi para Casimiro, cidade de interior lotada de bicicletas, e por lá ficou, com meu pai dando umas voltinhas com ela.  Tem 33 anos essa história.  Raízes dU-Biker.

Hoje comecei a reformar, restaurar ou recuperar, ainda não sei todo o vocabulário da coisa. Deixo essas fotos para quem tiver peças iguais, ou conhece lojas e restauradores.  Daqui há uns meses, coloco a foto dela novinha em folha.

Prá que serviria a Mobillete hoje ? Nada.

adesivos serão pretos sobre pintura original branca

duas coroas, falta parafusos originais

cubos originais, preciso das rodas

Passador dianteiro quebrou, preciso de um novo com 30 anos

banco novo idem

passador traseiro vai ser difícil achar o original.

 

algumas peças originais

 

peças para cromagem

peças para cromagem

 

peças para cromagem

peças para cromagem

peças para cromagem

peças para cromagem

primeira fase limpeza e seleção de troca, cromagem, adaptação, escovação metálica.

primeira fase

primeira fase

 

Uma resposta to “Minha Peugeot 1977”

  1. Marcelo Mendes Says:

    Achei legal o escrito sobre a Peugeot 10, tomei a iniciativa de citá-lo com os devidos créditos em citarei em uma comunidade do facebook. Aqui: http://www.facebook.com/groups/peugeot10brasil/


Deixe um comentário

